Blog

Produção

Tecido Neoprene: tudo o que você precisa saber sobre

O tecido Neoprene é bem conhecido por ser usado por surfistas e mergulhadores. Contudo, esse tecido emborrachado vem caindo na graça dos consumidores e ganhando cada vez mais espaço nas confecções do vestuário, que viram uma oportunidade para aumentar seu ticket médio.

Além da seção de esporte, o tecido hoje já é utilizado para a confecção de vestidos, saias, calças, leggings, shorts, blusas, blazers, ternos, bolsas térmicas… e até marcas como Balenciaga e Tommy Hilfiger já investiram no tecido para peças do dia a dia.

Quer investir na moda do Neoprene? Acompanhe este post e confira tudo que você pode fazer com o tecido! Vamos lá?

Tecido Neoprene na moda

O tecido Neoprene é composto por uma borracha sintética — pode ser mais fina do que nas roupas de mergulho — que recebe tratamento de malha, sendo adaptado às necessidades da rotina.

O Neoprene dá um toque suave e ajuda a malha obter mais elasticidade do que já possui. As roupas de gala ficam ainda mais confortáveis com o tecido, que tem baixa deformação. Ele é bastante utilizado também em peças que necessitam de proteção térmica e impermeabilidade.

As qualidades do Neoprene são muitas, te possibilitando investir em uma gama enorme de produtos. Por isso, dividimos elas em tópicos, para você saber como, onde e quando investir nessa tendência.

Qualidades do Neoprene

As vantagens para o consumidor são inúmeras, por isso algumas marcas vêm apostando cada vez mais em confecções com esse tipo de tecido. Ele garante a satisfação de seus clientes e mantém a qualidade dos produtos. Veja a seguir!

Não marca o corpo

Por ter uma boa elasticidade, o Neoprene funciona bem em diversos tipos de corpos e tamanhos. Apenas uma peça se adapta ao corpo de quem a vestir. Assim, dispensa a necessidade de produzir diversos tamanhos de um mesmo modelo reduzindo custos na sua produção.

Muito utilizado em confecções de roupas Plus Size, justamente por garantir conforto no dia a dia sem apertar e marcar o corpo. Hoje já existe uma gama enorme desses produtos, mas sempre há espaço para inovar.

Esse tecido está chamando cada vez mais a atenção e o desejo do público feminino, pois muitas vezes as mulheres se sentem desconfortáveis com roupas que reforçam as marcas do seu corpo. Por isso investir no neoprene pode ser uma ótima opção para esse público.

Tem baixa deformação

Isso mesmo, as roupas podem ser colocadas em uma mochila ou tiradas do bolo de roupas dentro do armário. Em alguns segundos elas já ficam “esticadas” de novo, pois o tecido é um tipo de borracha que volta ao formato original.

Roupas de gala, como ternos, blazers ou vestidos de festa são peças perfeitas para aproveitar as qualidades do Neoprene, pois devem estar intactas do começo ao fim do evento. O tecido dá mais liberdade para as pessoas se mexerem sem estragar o visual.

Ele é ideal também para confeccionar roupas para ir ao trabalho, como a confecção de uniformes por exemplo. Esse tecido se adapta ao seu dia a dia pois você não precisa passar a roupa toda vez que for usar.

Mantém a temperatura

O tecido Neoprene possui propriedades isotérmicas, que ajudam a manter a temperatura corporal mesmo nos dias mais frios. Perfeito para a sua nova coleção outono/inverno com a confecção de blusas, calças e casacos. Una isso à tecnologia e crie roupas que mudarão de cor de acordo com a sua temperatura corporal.

Contudo, ao contrário do que muitos pensam, o tecido não esquenta no calor. Ele proporciona uma temperatura agradável para o corpo, independentemente do clima. Ele também é utilizado na confecção de biquínis, croppeds, shorts, camisetas e diversas peças para sua coleção primavera/verão.

É impermeável

Por ser um tecido de tipo emborrachado, o neoprene é impermeável. Além disso, você pode aplicar uma fita seladora nas costuras que impedirá totalmente a absorção de líquidos.

Além das roupas de mergulho, ele pode ser utilizado para confeccionar capas de chuva, sofás, em isolações elétricas, nas correias de ventilador do carro, perneiras, capas para celular, tênis, bolsas e uma gama quase que interminável de aplicações.

Por isso o tecido Neoprene é tão utilizado por ciclistas, surfistas, nadadores e mergulhadores. Pois além de manter a temperatura corporal, ele é totalmente impermeável e flexível. Perfeito para as atividades desportistas e moda fitness.

Você deve saber também

É importante realizar uma pesquisa bem aprofundada e buscar referências na hora de escolher um fornecedor. Busque entender os prazos e preços praticados a fim de firmar uma parceria duradoura. Se possível, peça indicações de fornecedores para quem já trabalha com esse tipo de tecido.

Neste post, você pôde conhecer as principais características do tecido neoprene, que tem diversos usos além do esportivo, e as melhores tendências para começar a investir já nessa moda.

Agora que você sabe muito mais sobre o assunto, assine nossa newsletter para ficar sempre por dentro das novidades e receber em primeira mão mais conteúdos como este!


últimas notícias

Você estava preparado para o home office?

Descubra quais são as melhores técnicas de estamparia!

5 dicas para um Planejamento e Controle de Produção (PCP) bem feito

Como calcular a capacidade produtiva na sua confecção?