Blog

Gestão

5 sinais que sua empresa precisa de um novo sistema. Você possui quantos deles?

Recentemente, falamos aqui sobre os benefícios de um sistema em nuvem. Do mesmo modo que recebemos o contato de gestores querendo saber mais sobre os recursos oferecidos pelo sistema em nuvem, também observamos que muitas empresas já usam a cloud, no entanto, ficaram na dúvida: será o momento de trocar de sistema?

Responda rápido: você consegue identificar algum tipo de perda de produtividade? Tem recebido os dados e relatórios necessários para tomada de decisões? Esses são alguns dos itens a serem observados para decidir pela mudança de um sistema.

Se você também tem esse tipo de dúvida – será que chegou a hora? – não se preocupe. Fizemos uma lista de tudo o que você precisa verificar antes de tomar a sua decisão. Confira!

Preciso mesmo de um sistema novo?

Em primeiro lugar, um bom sistema de gestão precisa promover transformações reais, eficientes e colaborar de fato com a rotina da sua empresa. Assim, antes de tomar uma decisão sobre o sistema que atende seu negócio, faça o check list abaixo para avaliar as entregas que você tem acesso, hoje.

Falhas nas funcionalidades.

Sua empresa não pode parar, certo? No entanto, para evitar que isso aconteça, muitas vezes adaptamos processos no sistema ou ignoramos as falhas porque não podemos parar. Agora é hora de avaliar: seu sistema atual apresenta falhas? Suas funcionalidades realmente facilitam sua rotina ou você se adaptou às dificuldades? Precisa de outros controles paralelos para complementar o que o sistema não entrega? Se respondeu sim a qualquer uma dessas perguntas, fique alerta!

Interface amigável.

Um sistema eficiente é, em grande parte, alto explicativo. Sua missão é facilitando o entendimento de todas as ferramentas disponíveis. Se o sistema que você usa, atualmente, é cheio de módulos, segredos e precisa de dezenas de comandos para executar uma ação, talvez seja o momento de começar a procurar alternativas de sistema no mercado.

Gastos desnecessários.

Um dos objetivos do sistema é promover redução de custos. No entanto, sistemas antigos podem gerar custos extras para manutenção, e mesmo assim, nem sempre estarão aptos a atender às exigências do mercado. Olho nos custos!

A empresa evoluiu, mas o sistema, não.

Você trabalha para que sua empresa cresça e evolua, certo? Mas será que o sistema que você escolheu está acompanhando essa evolução? O que você fazia antes que não faz mais? O que você usava no sistema e não precisa mais? E o que você precisa, agora, que o sistema não atende? Tão importante quanto ter um sistema atualizado é ter acesso a funções que realmente conduzam sua empresa para o futuro.

A equipe não está satisfeita com o sistema.

Quem melhor para avaliar o sistema senão que o usa diariamente? Lembre-se: mesmo a melhor máquina depende de uma pessoa para operá-la. E é essa pessoa que será capaz de avaliar, como ninguém, se o sistema é lento, se não entrega o que promete etc. Converse com o seu time. Fique atento às reclamações recorrentes. Este é um excelente termômetro para tomar uma decisão assertiva.

Não fique na dúvida. Fale com um especialista!

Já falamos, mas não custa repetir: a melhor forma de escolher um sistema é analisando todos os recursos disponíveis. Se precisar de mais informações, entre em contato com um especialista da WebPic. Ou, se preferir, continue acompanhado nosso blog e redes sociais: Facebook, LinkedIn e Instagram. Tem sempre notícias e novidades fresquinhas pra você! 


news letter

Mantenha-se atualizado e receba todas as nossas notícias

Receba o contato
do consultor

quero receber

últimas notícias

4 benefícios de um sistema em nuvem. Você sabe quais são?

Sustentabilidade na indústria de confecção: 5 dicas para praticar já!

MRP I e MRP II: qual a diferença e quando utilizá-los?

Afinal, como escolher um software para confecção ideal?